top of page

Craniossacral

Integração Craniossacral®

Terapia corporal de abordagem holística que visa o equilíbrio da flutuação do liquor no Sistema Craniossacral (craniosacral ou crânio-sacro) usando toques suaves e não invasivos. Com o Sistema Nervoso Central e Autônomo regulado, a capacidade natural de autocura do corpo é resgatada e surge um profundo relaxamento, vitalidade e sensação de bem-estar em todos os níveis. A Terapia Integração Craniossacral® é uma modalidade de terapia complementar e integrativa que ajuda a criar condições ótimas de saúde e a facilitar as forças naturais que atuam no processo do crescimento e desenvolvimento desde a concepção. Baseia-se no conceito da Respiração Primária desenvolvido pelo renomado osteopata americano Dr. William Sutherland e nas suas idéias sobre o Sopro da Vida e suas manifestações como diferentes ritmos harmônicos no corpo. Esses ritmos chamados de Marés, possuem ciclos de 6 a 12 por minuto (Impulso rítmico craniano), 2,5 ciclos por minuto (Maré Média) e 0,6 ciclos por minuto (Maré Longa) e podem ser percebidos pelo terapeuta por meio de treinamento adequado. Seguindo a indicação do Dr. Becker: “Tenha consciência da Quietude e deixe que a função fisiológica interna manifeste sua própria potência sem erros, ao invés de usar uma força externa às cegas”, não são utilizadas manipulações ósteo articulares, nem manobras invasivas. O terapeuta, ao sentir a flutuação rítmica do liquor no sistema craniossacral, sincroniza sua atenção com o movimento de inalação e exalação da Respiração Primária que se manifesta no corpo todo e coopera com as forças inerentes de homeostase, auxiliando no processo de regeneração e autocura do organismo. A partir dessa sincronização com os movimentos da Respiração Primária, terapeuta e cliente entram em um estado de meditação que pode melhorar processos biológicos somáticos, cognitivos e afetivos. O terapeuta em quietude pode perceber com seu toque, a sensação do estado chamado NEUTRO, que é uma homogeneização de tecidos, fluidos e potência, numa experimentação do verdadeiro sentido da palavra “holismo”. No Neutro e na chamada Quietude Dinâmica, ocorre uma troca metabólica entre todos os fluidos do corpo e a potência contida no liquor é distribuída, revitalizando e reorganizando todo o organismo, além de permitir a melhora nos movimentos, nas circulações sanguínea e linfática e no funcionamento dos órgãos e nervos.

A abordagem biodinâmica usada na Terapia Integração Craniossacral® considera o ser humano em sua totalidade e trabalha a favor das forças de criação e manutenção da Saúde, conforme os estudos clinicos e perceptuais do Dr. James Jealous, osteopata americano que, na atualidade, segue a linhagem de Sutherland.

"A Saúde da qual falamos na Osteopatia está no centro do nosso ser e não pode aumentar ou diminuir em um grau maior ou menor. Em outras palavras, a Saúde no nosso corpo não adoece. A Saúde no corpo realmente transcende a morte. A Saúde no nosso corpo está 100% disponível, 24 horas por dia desde a concepção até a morte, e então ela exala. Ela não expira."- Dr. James Jealous

O Mecanismo da Respiração Primária

Sutherland descobriu um fenômeno de auto cura que é a expressão mais vital e pura de vida e a denominou de Mecanismo da Respiração Primária:

Primária - é um sistema que vem em primeiro lugar. É a base de todos os processos vitais e dá dinamismo, forma e substância a toda a anatomia e a fisiologia, guiando todas as funções do corpo.

Respiração - é a centelha que origina a respiração que se move pelos tecidos. É a fundação do metabolismo. Isso facilita a troca de gases e outras substâncias entre os compartimentos do corpo.

Mecanismo - manifesta-se como um movimento específico no corpo, um sistema composto de várias partes que trabalham juntas na criação de um todo, que é maior do que a soma das partes.

Sutherland descreveu o movimento do liquor no sistema craniossacral como uma pulsação rítmica que foi mais tarde comprovada por pesquisas em imagens de ressonância magnética.

Ele postulou que o Mecanismo da Respiração primária consistia em 5 fenômenos:

  • o movimento inerente do cérebro e da medula,

  • a flutuação do liquor

  • a motilidade das membranas intracranianas e espinhais,

  • a mobilidade articular dos ossos do crânio,

  • o movimento involuntário do sacro.

"O líquido cerebrospinal é o elemento conhecido mais refinado no corpo humano... Aquele que for sensato verá que este grandioso rio da vida deve ser aberto e os campos secos devem ser irrigados imediatamente ou a colheita da saúde estará perdida para sempre"- Dr. A. Still

Origens

-Osteopatia No final do século XlX, o médico americano Andrew Still, depois de perder seus 3 filhos devido a uma epidemia de meningite, desiludiu-se com a medicina convencional da época e desenvolveu uma nova modalidade de medicina natural, que denominou de Osteopatia. Essa ciência que se baseia nos ossos como ponto de partida para diagnosticar e tratar condições patológicas, considera o homem em sua totalidade - matéria, mente e espírito - e o reconhece como um mecanismo perfeito de auto cura. O funcionamento eficiente do corpo humano que ele chamou de "farmácia de Deus" depende da nutrição e desintoxicação sanguínea, linfática e do sistema nervoso que acontecem quando a estrutura do corpo está livre de desarranjos na sua mecânica. Ele desenvolveu um sistema de trabalho onde a causa da doença é tratada, podendo ser aplicado em todas as condições clínicas, além de ser curativo e preventivo Em 1892, Still teve seu trabalho reconhecido e fundou a primeira escola de osteopatia no mundo, a America School of Osteopathy, em Kirksville.

-Osteopatia craniana Em 1899, Willian Garner Sutherland (1873- 1954), estudante de Still, aos 27 anos de idade ficou fascinado ao observar um crânio desarticulado e quando viu como os ossos temporais são sobrepostos aos parietais nas suas suturas, teve um "insight" que tais suturas eram biseladas, como as guelras de um peixe, indicando mobilidade articular para um mecanismo respiratório. Observou que suturas entre os ossos do crânio permanecem móveis por toda a vida, pois são estrututras vivas que contém tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e nervos, conforme demonstrado posteriormente por estudos histológicos. Por volta de 1930, Sutherland estudou a dura mater e seus desdobramentos e visualizou uma rede contínua de tecido conjuntivo do crânio ao sacro que ele chamou de conexão central. Descreveu também a flutuação do liquor no sistema nervoso que seria guiado pelo que chamou de Mecanismo da Respiração Primária.

Assim como os pulmões respiram e o coração pulsa com um ritmo alternado de expansão e contração, o sistema nervoso central também possui o seu próprio ritmo involuntário de movimento. Dr. Sutherland, descreveu essa atividade inerente do SNC como um movimento de respiração com fases de inalação e exalação. Esse movimento se expressa em todas as células do corpo e influencia todas as suas funções.Pode ser percebido por meio de treinamento adequado e influenciado para promover uma resposta terapeutica. Sua pesquisa foi a combinação de um profundo conhecimento de anatomia, com um acurado senso tátil e ele teve suas descobertas comprovadas recentemente por meio de estudos de ressonância magnética. Nos últimos dez anos de sua vida, Sutherland dedicou-se a observar uma força externa que gerava o movimento do Mecanismo da Respiração Primária. Ele percebeu essa força passando pelo corpo do paciente e a chamou de Sopro da Vida. "O cérebro humano é um motor, o Sopro da Vida é a faísca de ignição do motor, alguma coisa que não é material, que não podemos ver."- Willam G. Sutherland ( Contributions to Thought, 2nd edition, p. 147) Sutherland desenvolveu uma linguagem perceptual conectada ao mundo natural como se os pacientes fossem parte de um oceano e o Sopro da Vida gerasse uma força que se transmutaria em movimentos ritmicos como as marés. Esse conceito foi posteriormente desenvolvido por diversos osteopatas como Becker e Jealous que descreveram o ritmo da Maré Longa, Maré Média e o Impulso Ritmico Craniano. Sutherland começou a ensinar outros osteopatas em torno de 1930 até sua morte em 1954 aos 82 anos de idade, deixando como contribuição a chamada Osteopatia Craniana.

-Osteopatia biodinâmica Dr Jelous diz ter nascido como osteopata, em 1943. Seu pai e seu padrinho eram osteopatas. Ele se graduou em 1970 e teve como mentores Rollin Becker e Ruby Day que estudaram diretamente com Dr Sutherland. Em 1994 fundou a Osteopatia Biodinâmica, adaptando o termo biodinâmico de seus estudos do embriologista alemão Erich Bleschmidt. Com sua vasta e bem sucedida experiência clínica, Jealous observou e nomeou as forças fluídicas de reabsorção, regeneração e formação do embrião que estão presentes durante todo o período de uma vida e as maneiras de cooperar com essas forças terapêuticas. " A fundação desse programa é feito sobre os poderes terapêuticos da Quietude Dinâmica, o Sopro da Vida, a potência da Maré, os fluidos e outras Leis Naturais que estão trabalhando no suporte e geração da vida. Nenhuma técnica será ensinada, a não ser a total cooperação com o composto do Mecanismo Vivo e sua intenção no presente momento. Não é sobre ossos, ou alavancas, ou palpação. Não é sobre tensão articular ligamentosa ou tensão equilibrada de membrana; estas abordagens são uma outra combinação. É acerca da ação da Maré como sendo a fonte primária de diagnóstico e tratamento, sem nenhuma aplicação de força nas lesões osteopáticas ou nos sistema psico emocionais."- James Jealous ( www.jamesjealous.com )

-Terapia Integração Craniossacral ® Aluna do Dr. Jealous, Aziza Lurica Noguchi, graduada em Odontologia na USP e terapeuta holística, formou-se em Craniosacral Balancing em 1993 na Osho Multiversity (Puna, India) onde viveu por 8 anos, atendendo e ensinando essa terapia. Após 10 anos de prática, sentiu haver algo mais profundo durante seus atendimentos, uma quietude que permeava tanto paciente quanto terapeuta e isso a levou a buscar mais conhecimentos com professores de outras escolas. Em 2007 encontrou suas respostas com o seu mentor Dr. James Jealous que revolucionou a sua formação. Aziza aliou a sua experiência clínica e pessoal do contato com mestres espirituais e desenvolveu um currículo original para ensinar os princípios da Osteopatia Biodinâmica a todos os interessados em promover a saúde e um modo de vida mais equilibrado, considerando o ser humano em sua totalidade e em harmonia com o seu meio ambiente. Fundou no Brasil o Instituto da Quietude Dinâmica que promove com exclusividade, os cursos da Terapia Integração Craniossacral ®. (www.craniossacral.com.br)

Harmonia e Equilíbrio Dissolvendo-se as tensões físicas e os bloqueios psicoemocionais que interferem no equilíbrio do Sistema Craniossacral, os mecanismos naturais de autocura do corpo são ativados, surgindo um estado de profundo relaxamento, integração e bem estar.

Integração Craniossacral® é mais do que uma técnica; é um convite a um reencontro com nosso próprio Ser, com a Saúde e com a própria celebração da Vida...

"O Amor" É a força mais curativa do mundo. Nada penetra mais profundo do que o Amor: ele cura não apenas o corpo, nem apenas a mente, mas também a alma. Então, tornamo-nos um ser total, completo –e ser total é ser sagrado." "A saúde física é um fenômeno superficial; pode acontecer através da medicina, pode acontecer através da ciência. Mas o centro mais profundo do ser pode ser curado somente através do Amor. Aqueles que conhecem o segredo do Amor conhecem o maior segredo da vida. E então, não há miséria para eles, nem velhice, nem morte." Osho


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page